Ler a sorte ou tirar a sorte são termos bastante populares, utilizados há séculos. A figura de uma pessoa capaz de prever o futuro existe em diferentes culturas, com objetivos que vão desde a análise de uma época de baixa na lavoura até um longo período de chuva. E uma das práticas mais famosas para essa previsão é nada mais nada menos do que a consulta de búzios.
Os búzios fazem parte de uma arte divinatória utilizada em religiões de matriz africana e diásporas instaladas em outros países. Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existe apenas uma maneira de jogar os búzios, visto que vários elementos podem vir a interferir no modo como as conchas se espalham.
O número de búzios que são utilizados durante o jogo faria conforme a sua execução, a qual pode ser composta por 16 ou 17 conchas, sendo que algumas trabalham com até mesmo 21. Além disso, para quem não sabe, os búzios são moluscos gastrópodes marinhos que, no continente africano, já foram até utilizados como moedas.
Os búzios utilizados na prática de previsão são nada mais nada menos do que conchas de praias, as quais contam com diferentes tamanhos. Elas possuem uma abertura natural em um lado e, no outro, são fechadas – sendo que os fechados são os mais utilizados para o tradicional jogo.
Apesar de hoje serem mais conhecidas pelo jogo em si, essas conchas já foram utilizadas como moedas e, até mesmo, para compor a roupa dos Orixás. A carga religiosa e espiritual em torno dos búzios fez com que ele se tornasse peça central para as consultas de previsão, realizadas até hoje.
As consultas de búzios podem ser realizadas com diversos objetivos diferentes como, por exemplo, tirar dúvidas sobre questões ou possíveis problemas do futuro. O verdadeiro nome da prática é èrindinlógun, que é nada mais nada menos do que um oráculo sagrado e preciso que guia leituras e previsões.
Para que essas leituras e previsões ocorram, os búzios devem ser manuseados por uma pessoa com grande carga espiritual e que conheça as práticas religiosas de matriz africana. Sendo assim, não é qualquer pessoa que pode jogar os búzios e obter respostas sobre o futuro.
Além disso, as consultas de búzios funcionam mais ou menos como uma ciência exata. Isso porque as previsões não contam com longas histórias ou contextualizações, mas sim respostas baseadas em “sim” ou “não”. Sendo assim, é muito mais fácil interpretar questões como, por exemplo, se determinada ação será proveitosa no futuro.
Muitas pessoas costumam dizer que uma resposta simples não pode dizer muito sobre o futuro de uma pessoa. E é justamente aí que entram os orixás guardiões, os quais contam com diferentes arquétipos que se assemelham aos traços e personalidades e facilitam a leitura de uma previsão.
Através deles, na consulta de búzios, é possível obter respostas mais direcionadas e que se encaixam com a sua personalidade enquanto consultante. Sendo assim, as previsões se tornam muito mais precisas, o que facilita e muito na tomada de uma decisão para o futuro – independentemente de qual seja.
Vale ressaltar que o jogo de búzios é uma prática bastante precisa e que, quando ministrada pela pessoa certa, pode trazer respostas incríveis. Todas, por sua vez, envolvem a crença e espiritualidade da pessoa consultante, a qual precisa estar de peito aberto para as interpretações.
Para quem não conhece da prática, pode achar que qualquer pessoa pode ministrar uma consulta de búzios. No entanto, essa prática de previsão torna necessário alguns pontos como, por exemplo, a presença de uma pessoa responsável, conhecedora do jogo e da religião, para ministrar a consulta com base no conhecimento do óculo.
Além disso, outro ponto importante para o funcionamento de uma boa consulta de búzios é o fato de que a pessoa responsável pela leitura precisará ter a permissão do orixá. A autorização é concedida através de um ritual próprio, realizado antes da consulta em si, e envolve orações de saudação.
Por fim, é necessário que haja um grande comprometimento e seriedade tanto de quem controla a consulta quanto de quem está se consultando. A partir do momento que uma das partes envolvidas no jogo de búzios age com desrespeito ou descrença na prática, há uma quebra no funcionamento da previsão.
Sendo assim, a consulta precisa ocorrer de forma imparcial e honesta por parte dos envolvidos. Tudo isso para que as previsões sejam feitas de maneira respeitosa e o mais precisa possível.
O jogo de búzios conta com diversas finalidades, as quais dependerão daquilo que uma pessoa está procurando. Se o consultante busca saber se enfrentará problemas amorosos no futuro ou, até mesmo, se terá sucesso na vida profissional, pode descobrir através desta famosa prática de previsão.
Vale ressaltar que, em suma, a principal finalidade da consulta de búzios é a comunicação com o Orixá, que é quem irá sustentar o jogo. É através dele, por intermédio da pessoa qualificada para a consulta, que você poderá obter respostas sobre o seu futuro.
Além disso, o búzios é o único jogo que permite descobrir se alguém fez um trabalho espiritual, feitiço ou até mesmo simpatia contra você. Sendo assim, somente através dessa prática, com o auxílio de uma pessoa capacitada, será possível saber se alguém está querendo o seu mal.
O jogo de búzios também é o único capaz de reverter os trabalhos espirituais que pessoas fizeram contra você. Sendo assim, é não apenas uma prática para entender algumas partes do seu futuro como, também, para verificar a qualidade do presente de certa forma.
O fato é que qualquer pessoa que esteja interessada em saber um pouco mais sobre o próprio futuro pode participar como consultante do jogo de búzios. No entanto, como já citado anteriormente, ela precisa ir de peito aberto e sem descrenças, pronta para se comunicar de forma espiritual.
Além disso, não é qualquer pessoa que poderá ministrar uma partida de búzios, ou seja, fazer a consulta de búzios. É preciso que seja alguém introduzida no Candomblé, um pai ou mãe de santo, que tenha conhecimento não apenas sobre a prática mas, também, sobre a religião de matriz africana de uma maneira geral.
E é justamente por isso que é preciso muita atenção na hora de escolher uma pessoa para fazer uma consulta de búzios. Isso porque, a partir do momento em que você está se consultando com uma pessoa errada, os resultados passam a ser irreais e imprecisos.
Se você se interessou por essa prática e está atrás de alguém para fazer uma consulta de búzios, saiba que a vidente Zoraia é especialista neste jogo e pode lhe ajudar com a previsão. Independentemente daquilo que você busca através do jogo, seja questões amorosas, físicas ou espirituais, a vidente está apta para fazer a conexão.
A vidente Zoraia trabalha há décadas com consultoria de búzios e é uma das profissionais mais capacitadas do país. Com dons diferenciados, ela já ajudou diversas pessoas através da prática, ao longo de todos os seus anos atuando no segmento. Sendo assim, se você quer saber mais sobre o seu futuro, agende uma consulta.